domingo, 20 de junho de 2010

Civilização Inca



A civilização inca construiu o maior de todos os impérios da América pré-colombiana. Eles formaram um enorme império que corresponde hoje em dia a Colômbia, o Equador, o Peru, a Bolívia, o Chile, chegando até a Argentina. Provavelmente por volta do ano de 1300 instalaram-se num vale no alto dos Andes peruanos, onde estabeleceram a administração, a política e as forças armadas formando desta maneira a sua capital na cidade por eles batizada de Cuzco.


A hierarquia social era estritamente regulamentada e tinha forma piramidal. Tinham um governante forte e o poder centralizado nas mãos do imperador que era o chefe absoluto em assuntos políticos, religiosos e militares. O imperador que era conhecido por Sapa Inca, era considerado como um deus na terra e descendente direto do deus Sol, a principal divindade Inca. A aristocracia formada essencialmente por parentes do Sapa Inca, ocupava os cargos de conselheiros e governadores das províncias, em seguida vinham os nobres (chefes militares, juizes e sacerdotes), a camada média (funcionários públicos e trabalhadores especializados) e a classe baixa (artesãos e camponeses).


Na primeira metade do século XV, provavelmente a partir do ano de 1438, os incas iniciaram sua expansão sobre as terras alheias. Através da conquista militar ou pela assimilação pacífica, eles incorporavam ao seu império outros povos, que eles consideravam culturalmente inferiores.


O êxito dos incas nas suas conquistas e a manutenção do controle sobre os povos por eles dominados, devia-se ao treinamento dos jovens nobres nas atividades militares e a existência de um exército permanente que podia se locomover rapidamente através da extensa rede de estradas por eles construídas e na manutenção de postos de informações percorridos por vários mensageiros que passavam as notícias de um posto ao outro.


Estes caminhos também eram utilizados para o transporte de grandes cargas agrícolas transportadas nas costas dos homens ou sobre o lombo das lhamas. A agricultura era bastante desenvolvida e o cultivo era feito em plataformas em forma de degraus construídas nas encostas das montanhas o que facilitava a irrigação. Os principais produtos agrícolas eram o feijão, a batata e o milho, que era considerado um alimento sagrado.


Apesar de não possuírem escrita, os registros das colheitas, dos habitantes e dos impostos eram registrados e mantidos em quipus, que eram pedaços de cordões coloridos com laçadas em determinados intervalos, onde cada cor representava a contagem de algo.


Eram grandes arquitetos e usavam nas construções de palácios, templos e habitações, enormes blocos de pedra que se encaixavam perfeitamente uns aos outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário