domingo, 27 de junho de 2010

A colonização inglesa, francesa e espanhola no Novo Mundo



A colonização inglesa inicia-se tardiamente com relação às colonizações ibéricas, decorrentes de problemas internos na Inglaterra. Os ingleses procuravam uma rota marítima para a Índia e chegaram ao continente americano. Foi no reinado de Isabel I que surgiram as primeiras colônias no Novo Mundo.

Foi uma colonização de povoamento, marcada no início pela falta de interesse do governo inglês por causa dos constantes ataques hostis dos indígenas, pela falta de alimentos e pela ausência de produtos lucrativos.

Porém, foi no reinado de Jaime I que se instalaram as duas primeiras colônias na América do Norte. Estas colônias foram povoadas por perseguidos religiosos decorrentes da reforma religiosa, na qual a Igreja Anglicana não conseguiu se sobrepor às outras religiões, e o governo inglês permitiu que grupos protestantes se dirigissem e se instalassem na América.


Com relação aos franceses, estes também procuravam uma rota que os levassem a Índia e depois da fracassada tentativa de colonização na América portuguesa (Baía de Guanabara e Maranhão) por um grupo de huguenotes franceses liderados por Nicolas de Villegagnon, os franceses se dirigiram e ocuparam algumas regiões na América do Norte, na América Central e na América do Sul (Guiana Francesa), onde fundaram as suas primeiras colônias. O povoamento destas colônias era pequeno e elas acabaram servindo como postos comerciais e estratégicos. Tais colônias tinham como principal atividade econômica o comércio de açúcar, de peixes secos e frutas tropicais.


Já a colonização da América Espanhola é de caráter exploratório. A exploração das minas de metais preciosos (ouro e prata) é a principal atividade econômica na colônia. A extração é feita através da utilização forçada da mão-de-obra indígena. Por meio do trabalho compulsório, seja ele pelo sistema de encomienda, sistema de mita ou pela semi-servidão, os espanhóis empregaram o trabalho indígena tanto no cultivo da terra como nas atividades mineradoras.

No contato das civilizações pré-colombianas com os conquistadores espanhóis, as populações nativas são praticamente exterminadas, seja através de guerras, pela disseminação de doenças ou pela constante exploração.


4 comentários:

  1. muito bom, vai mim ajudar muito no trabalho de historia

    ResponderExcluir
  2. Puts...meu amigo, você precisa de ajuda na gramática!

    ResponderExcluir
  3. muito bom me ajudou no trabalho de historia e e tudo que eu estudei

    ResponderExcluir